26/4 | sábado | sessão 1 | 18h

Retire seu ingresso aqui ou na bilheteria do cinema meia hora antes da sessão.

Acessibilidade audiodescrição

Tança

Dir.: Irmandade dos Atores da Pândega e Associação Quilombola Mato do Tição, doc., 31’, 2014, Quilombo Mato do Tição – Jaboticatubas/MG

Tança, africana escravizada na região da Serra do Cipó, Minas Gerais, é a matriarca ancestral do Quilombo do Matição, que teria vivido cerca de 130 anos. Constantina Augusta dos Santos, a tia Tança, renasce vigorosa na memória de seus descendentes mais velhos: seis irmãos da família Siqueira, que mantém com impressionante lucidez e riqueza de detalhes a história do quilombo.

Assista com audiodescrição:

_____________________

CANDOMBE DO AÇUDE – o passado contado pelo canto 

Dir.: Danilo Candombe, doc., 29’, 2020, Quilombo do Açude – Jaboticatubas/MG

O filme retrata como foi o ritual do Candombe durante a pandemia no ano de 2020 e mostra como a nova geração vivenciou e sentiu a manifestação de suas tradições, pela primeira vez em 20 anos sem a influência de visitantes.

Assista:

_____________________

Voa Arturos

Dir.: Othon de Saboia, ficção, 6’, 2022, Quilombo dos Arturos – Contagem/MG

Uma disputa no céu do Quilombo dos Arturos se transforma quando a ancestralidade e a cultura de um povo entram em cena. Gravado em 2022, o curta “Voa Arturos” é resultado de uma oficina audiovisual parte do “Projeto de formação de agentes culturais – Comunidade Quilombola dos Arturos”. E foi idealizado, produzido e estrelado pela própria comunidade.

Assista:

Sessão 2 | 19h30

Retire seu ingresso aqui ou na bilheteria do cinema meia hora antes da sessão.

Quilombo Mata Cavalo 

Dir.: Jurandir Amaral, doc., 16’, 2018, Quilombo Mata Cavalo – Nossa Senhora do Livramento/MT

No Quilombo Mata Cavalo, quilombolas distribuídos em seis comunidades resistem para preservar seus traços culturais, manter a integração comunitária e conquistar a regularização das terras herdadas de seus ancestrais. 

Assista:

_____________________

O Mundo Preto tem Mais Vida

Dir.: Sabrina Duran, doc., 37’,  2018, Quilombo Santa Rosa dos Pretos – Itapecuru-Mirim/MA

A construção e ampliação da Estrada de Ferro Carajás, da BR 135, atravessa violentamente a comunidade quilombola de Santa Rosa dos Pretos Itapecuru-Mirim, no Maranhão. O Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT) e a empresa Vale S.A. cometem severas violações contra os quilombolas. Mas a vida preta de Santa Rosa ainda resiste, à revelia do buraco branco que tudo devora sem se dar por satisfeito.

Assista:

_____________________

Memórias culinárias do Quilombo Ausente Feliz

Dir.: Lucas Assunção, doc., 15’, 2024, Quilombo do Ausente Feliz – Serro/MG

Memórias Culinárias do Quilombo Ausente Feliz mergulha nas profundezas de uma comunidade quilombola, onde cada ingrediente conta uma história e cada prato é um testemunho de gerações. 

Assista:

Debate

Jurandir Amaral, Zica Pires, Lucas Assunção e Luciene Campos (Quilombo Ausente Feliz) 

Mediador: Delei Marques (Quilombo dos Marques)