Chamado livro

Chamado de trabalhos para o livro “Cinema Quilombola –Territorialidades e territórios ancestrais”

“Quilombo é uma história. É uma palavra que tem história”, afirmava a historiadora Beatriz Nascimento (1942-1995). Nessa perspectiva histórica e ancestral de entender os quilombos como território vivos, guardadores e produtores de histórias e memórias que tem possibilitado o registro de narrativas fílmicas e sonoras construindo assim o que temos chamado de “Cinema Quilombola”.

A publicação do livro “Cinema Quilombola – Territorialidades e Territórios ancestrais”, busca reunir e catalogar a produção audiovisual de pesquisas e estudos direcionados a territórios quilombolas. 

Nosso objetivo é reunir artigos, ensaios, entrevistas, resenhas, poemas, textos acadêmicos, livres e literários que dialoguem diretamente com a produção audiovisual realizada nas mais de seis mil comunidades quilombolas no Brasil.

Os textos serão selecionados a partir de critérios estabelecidos pelos organizadores e serão publicados mediante cessão não onerosa dos direitos de publicação. 

A publicação se propõe a reunir, expor e fomentar a discussão sobre a produção audiovisual contemporânea e o papel das Comunidades Quilombolas no panorama do Cinema Negro Brasileiro.

Convidamos autoras e autores (quilombolas ou não) a participarem do processo de seleção enviando trabalhos que poderão compor a publicação. 

As inscrições podem ser feitas no formulário abaixo e são gratuitas. Os artigos selecionados serão publicados mediante cessão não onerosa dos direitos de publicação. 

As/os autoras/es receberão 2 exemplares do livro.

Condições para o processo de submissão e seleção dos textos

Como parte do processo de submissão e seleção, os/as autores/as devem verificar os itens listados a seguir: 

A publicação, faz parte de um progressivo reconhecimento da existência das comunidades quilombolas e da crescente produção de imagens fílmicas  realizadas nessas e por essas comunidades. Neste sentido, convidamos autoras e autores a participarem do processo de seleção enviando trabalhos que poderão compor o livro. As inscrições podem ser feitas no link do formulário abaixo e são gratuitas. 

  • A publicação reunirá  artigos, ensaios, entrevistas, resenhas, poemas e demais textos acadêmicos, livres e literários que dialoguem diretamente com a produção audiovisual que tem sido produzida  nas mais de seis mil comunidades quilombolas no Brasil. Os textos podem ser  individuais ou coletivos;
  • Os autores devem informar aos organizadores sobre a publicação de textos não inéditos, informado sobre as primeiras versões de seus textos;
  • Os arquivos para submissão de textos devem estar escritos em português, no formato Microsoft Word ou OpenOffice com tamanho limite de até 10MB. Imagens devem estar formatadas em JPG com resolução de 300 DPI e disponíveis como documentos suplementares da submissão, mesmo se incorporadas ao texto.
  • Os artigos, ensaios, entrevistas, críticas e resenhas deverão ter no mínimo 5 e no máximo 25 páginas, incluindo referências bibliográficas, notas, tabelas e imagens). E devem conter: título, resumo e palavras-chave (Resumo de 120 a 250 palavras, indicando os objetivos, o aporte teórico, a metodologia e os resultados/conclusões; Palavras-chave: de 3 a 5);
  • Não há nenhum número mínimo para poemas e demais textos livres e/ou literários como ensaio, crônica, poesia, carta etc.
  • As entrevistas deverão ser realizadas unicamente com pesquisadores, realizadores, fotógrafos, montadores, roteiristas, produtores e artistas com atuação em cinema e audiovisual quilombola;
  • Serão aceitos ainda contribuições em formato livre: textos, fotografias, desenhos, charges e trabalhos visuais de diversos tipos – desde que possuam dimensões e características técnicas compatíveis com as possibilidades da publicação.
  • Minibiografia: até 250 caracteres com informações sobre o(s) autor(es), segundo a ordem solicitada e com todas as informações por extenso:

1) Comunidade Quilombola a que pertence, quando for o caso. 2) Titulação acadêmica e/ou formação técnica, quando for o caso. 3) Produção fílmica. 4) Cidade, estado e país. 5) E-mail. 

  • Os autores selecionados formalizarão sua participação no livro mediante declaração de autoria e cessão não onerosa do trabalho para publicação.
  • Política de Privacidade – Os nomes e endereços fornecidos serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
  • Os trabalhos serão submetidos pelo Formulário de inscrição até o 23h59min do dia 31 de outubro de 2023

  • Cronograma 
    • Inscrição de propostas: até 31/10/2023
  • Comunicado de pré-seleção: 30/12/2023
  • Publicação: 1º semestre/2024 (O período é uma previsão e poderá ser alterado pela organização caso seja necessário mais tempo para finalizar os trabalhos).

Dúvidas e informações: cinemaquilombola@gmail.com