
Paraty Terra de Preto
Dir.: Aline Braida, Fábio Martins, Luan Silva e Mauriceia Pimenta, doc., 15’, 2023, Quilombo do Campinho – Paraty/RJ
Curta idealizado e realizado por jovens de Paraty em 2015, através de edital Secretaria de Audiovisual, Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial, Ministério da Cultura, Governo Federal.

ADOBE: habilidades tradicionais da construção Kalunga
Dir.: Carlos Pereira, doc. 30’, 2025, Comunidade Quilombola Kalunga, Cavalcante/GO
No coração do quilombo reconhecido pela UNESCO como Sítio Histórico Patrimônio Cultural Kalunga, o documentário “ADOBE: Habilidades Tradicionais da Construção Kalunga” mergulha na riqueza cultural e nas técnicas de construção vernacular da comunidade Kalunga. Através de entrevistas com anciãos, líderes comunitários e jovens, o filme revela como o uso do adobe e de outros materiais naturais não apenas constrói casas, mas também tece a identidade, a resistência e a história de um povo que preservou suas tradições por gerações.
Dirigido por Carlos Pereira, um líder Kalunga e educador, o documentário vai além da técnica: é um tributo à resiliência e à criatividade de uma comunidade que transformou o barro em arte, o conhecimento ancestral em futuro sustentável, e a luta pela preservação cultural em um legado vivo.
Com imagens impressionantes da paisagem de Cavalcante (GO) e depoimentos emocionantes, o filme convida o espectador a refletir sobre a importância da preservação cultural, da sustentabilidade e do respeito às raízes que nos conectam à terra e ao passado.
“ADOBE” não é apenas um filme sobre o tijolo; é uma celebração da cultura Kalunga, um chamado à valorização dos saberes tradicionais e um exemplo inspirador de como o passado pode iluminar o futuro.

E o seu dia-a-dia?
Dir.: Danilo Candombe, Miguel, Joaquim, Bernardo, Enzo, Eduardo, doc., 10’, 2024, Quilombo do Açude – Serra do Cipó/MG
Moradores do quilombo do Açude compartilham um pouco de como é viver por lá. Um registro feito pelas crianças e jovens, a partir de uma oficina ministrada pelo também morador e diretor Danilo Candombe.
Proposta de convidados para debate: Carlos Pereira, Fábio Martins
Mediadora: Rosângela Silva