4/12/25 – Quinta-feira

Sessão 3 (71’) – 17h às 18h10

Campo Grande é o céu 

Documentário, 2022, 1h10, Mostardas/RS, Livre

Dir. Bruna Giuliatti, Jhonatan Gomes, Sérgio Guidoux

Sinopse: As três Comunidades Quilombolas no município de Mostardas na Península do Litoral Norte do RS lutam para manter viva a tradição de cantoria dos Ternos de Santos Padroeiros e outras heranças de seus ancestrais. Gravado nas comunidades quilombolas Beco dos Colodianos, Teixeiras e da Casca em Mostardas, entre maio e agosto de 2021.

______________

Sessão 4 (56’) LIBRAS  – 19h às 20h  – seguida de comentários com Marcos Cardoso 

As Dançadeiras de São Gonçalo

Documentário, 2024, 16min, Portalegre/RN, Livre

Dir. Jorge Andrade

Sinopse: Dançadeiras de São Gonçalo é um filme que celebra a força e a riqueza cultural das mulheres da comunidade quilombola Pêga, de Portalegre (RN). Por meio da Dança de São Gonçalo, uma tradição centenária transmitida de geração em geração, a obra revela um universo de memórias, fé e identidade profundamente entrelaçados. O filme destaca essa manifestação cultural como um poderoso símbolo de resistência, preservação e continuidade de um legado ancestral.

Do mar, os passos

Documentário, 2025, 20min, Mangaratiba/RJ, Livre

Dir. Barbara Guerra

Sinopse: Na luta pela titulação das terras, um grupo de mulheres do Quilombo da Marambaia reencontra no jongo a cura, a voz e a força de resistência em continuar sendo e pertencendo.

Canto de Acauã

Documentário, 2024, 20min, Poço Branco, Natal/RN, Livre

Dir. Jaya Pereira

Sinopse: Documentário etnográfico de um quilombo que enfrentou o racismo ambiental em prol da retomada de seu território ancestral. Canto de Acauã exalta a memória, lutas e encantos da comunidade, que traduzem sua força em forma de poesia, canto e dança.

<< Anterior . . . . . . . . . Próxima >>