5/12/25 – Sexta-feira

Sessão 5 (60’) – 17h às 18h

Onde eu nasci: Kilombo Jaguara

Documentário, 2024, 25min, Nazareno/MG, Livre

Dir. Ana Miranda

Sinopse: Um registro que evidencia a importância do Kilombo Jaguara – através das memórias sobre tradições e saberes diversos, dentre estes, de engenharia e medicina quilombola, antigos utensílios artesanais e até mesmo dificuldades e violências enfrentadas pelo território – hoje, certificado pela Fundação Cultural Palmares.

Flores da Macambira

Animação, 2023, Comunidade Quilombola de Macambira/RN/ES, 9min, Livre

Dir. Crianças e Adolescentes da Comunidade Quilombola de Macambira/RN. 

Sinopse: A vida na comunidade é bonita e resistente assim como a flor da macambira. Projeto Animação Ambiental/Instituto Marlin Azul.

Conceição das Crioulas, Contando Histórias

Filme, 2023,  Comunidade Quilombola de Conceição das Crioulas/PE

Dir. Crianças da Comunidade Quilombola de Conceição das Crioulas

Sinopse: Um filme construído a partir das falas de Tia Val e das memórias de Conceição das Crioulas recontadas pelas crianças.

O Brigue de Bracuí

Documentário, 2024, 17min, Angra dos Reis/RJ, Livre

Dir. Thiago Fernandes

Sinopse: O Brigue de Bracuí apresenta uma fração da história colonial brasileira. O brigue Camargo foi um dos últimos navios negreiros a realizar o tráfico humano em Angra dos Reis (RJ). Transportava cerca de 400 pessoas escravizadas para o fazendeiro José de Souza Breves, proprietário da Fazenda Santa Rita. Ao ser interceptado pela guarda inglesa, o pirata Nathaniel Gordon ateou fogo à embarcação e fugiu disfarçado de mulher. Antes de morrer, em 1878, Breves deixou parte de suas terras para os escravizados da região. Sem nunca terem conquistado o direito legítimo à posse, os moradores do Quilombo de Santa Rita do Bracuí seguem, até hoje, na luta pela tão sonhada titulação.

_________

Sessão 6 (65’) – 19h às 20h05  – Com comentários de Rosângela Silva

Panha de Flor

Documentário, 2024, 20min, Rio de Janeiro/RJ, Livre

Dir. Ailton de Jesus dos Santos, Barbara de Paula Rocha, Emiliane Fernanda dos Santos, Flaviane Hermínia dos Santos Fernandes, Hugo Walber Alves, Raiane Daliane de Paula, Ronilda do Nascimento dos Santos, Sivany Aguiar

Sinopse: O curta acompanha famílias que há gerações mantêm a tradição de colher flores sempre-vivas na Serra do Espinhaço, em Minas Gerais. Eles compartilham histórias e a preocupação com o manejo sustentável da vegetação e a preservação do seu modo de vida. 

Roça de Toco

Documentário, 2024, 18min, Rio de Janeiro/RJ, Livre

Dir. Tiago Carvalho

Sinopse: Roça de Toco acompanha um encontro entre quilombolas de diferentes comunidades da Serra do Espinhaço, Minas Gerais, para compartilhar conhecimentos sobre como fazer a tradicional roça de toco: o preparo do solo, o uso controlado do fogo, o plantio e o período de descanso da terra. 

Jangolá

Documentário, 2023, 28min, São Mateus e Conceição da Barra/ES, Livre

Dir. Moradores da Comunidade Quilombola do Linharinho e equipe IMA

Sinopse: Moradoras da comunidade quilombola do Linharinho cuidam de seus quintais enquanto contam da vida naquele lugar. É preciso resistir à invasão dos eucaliptos. Cuidar da terra e reaprender uma dança antiga são formas de lutar. 

<< Anterior . . . . . . . . . Próxima >>