Retire seu ingresso aqui ou na bilheteria do cinema meia hora antes da sessão.
Sessão Acessibilidade LIBRAS e Legendas para Surdos e Ensurdecidos

Tança
Dir.: Irmandade dos Atores da Pândega e Associação Quilombola Mato do Tição, doc., 31’, 2014, Quilombo Mato do Tição – Jaboticatubas/MG
Tança, africana escravizada na região da Serra do Cipó, Minas Gerais, é a matriarca ancestral do Quilombo do Matição, que teria vivido cerca de 130 anos. Constantina Augusta dos Santos, a tia Tança, renasce vigorosa na memória de seus descendentes mais velhos: seis irmãos da família Siqueira, que mantêm com impressionante lucidez e riqueza de detalhes a história do quilombo.

CANDOMBE DO AÇUDE – o passado contado pelo canto
Dir.: Danilo Candombe, doc., 29’, 2020, Quilombo do Açude – Jaboticatubas/MG
O filme retrata como foi o ritual do Candombe durante a pandemia no ano de 2020 e mostra como a nova geração vivenciou e sentiu a manifestação de suas tradições, pela primeira vez em 20 anos sem a influência de visitantes.

Voa Arturos
Dir.: Othon de Saboia, ficção, 6’, 2022, Quilombo dos Arturos – Contagem/MG
Uma disputa no céu do Quilombo dos Arturos se transforma quando a ancestralidade e a cultura de um povo entram em cena. Gravado em 2022, o curta “Voa Arturos” é resultado de uma oficina audiovisual parte do “Projeto de formação de agentes culturais – Comunidade Quilombola dos Arturos”. E foi idealizado, produzido e estrelado pela própria comunidade.
Debate*:
Danilo Candombe, Mateus Sabino (Quilombo do Açude), Mestre Gercino, Valéria Carvalho (Quilombo do Matição) e Othon de Saboia
Mediação: Delei Marques (Quilombo dos Marques)
*Tradução simultânea em LlBRAS