Acesse a programação da 3ª Mostra Cinema dos Quilombos
O projeto Cinema dos Quilombos dedica-se a incentivar e difundir o cinema realizado nos territórios quilombolas.
Nosso trabalho é realizar oficinas audiovisuais em comunidades quilombolas, promover um contínuo levantamento das obras existentes e organizar mostras com os filmes feitos por quilombolas e não-quilombolas aliados.
Mostras
De sessões itinerantes nos territórios aos cinemas nas cidades, os filmes quilombolas circulam. Acesse nossa seção de mostras de filmes.
Oficinas
Assista aos filmes que foram produzidos em oficinas realizadas em quilombos.
Chamado para filmes
A partir de um chamado aberto ininterruptamente recebemos filmes que alimentam as mostras. Envie sua obra!
O cinema feito nos quilombos é de extrema importância para as comunidades e para o mundo também. As comunidades quilombolas são invisíveis para a maior parte da sociedade e do poder público. Vivem em luta constante para ter acesso aos seus direitos. Com o cinema é possível mostrar à sociedade nossa realidade, principalmente no contexto em que vivemos desde 2019, de aumento da discriminação e perda de direitos, pois temos um governo que não apoia as comunidades tradicionais de maneira geral. Temos um presidente da fundação Palmares cuja atuação é oposta ao que pregam os quilombos. Então, o cinema feito nos quilombos torna-se ainda mais fundamental. É preciso aproveitar os avanços tecnológicos que hoje estão disponíveis nos quilombos, como internet e celulares e produzir audiovisual, mesmo que não seja feito com os equipamentos mais avançados. Assim, as pessoas veem que as comunidades quilombolas existem e resistem.
Edson Quilombola – Quilombo dos Marques / Carlos Chagas-MG – jun/2021